Origem do nome

A Unidade de Formação Profissional – UFP – de Araçatuba, foi oficialmente inaugurada na manhã do dia 25 de Agosto de 1972, após 3 anos de obras, entre a construção do edifício e a montagem do equipamento didático.

Durante o discurso de inauguração, o presidente da FIESP/CIESP, Sr. Theobaldo de Nigris surpreendeu a todos, sacando da algibeira uma anotação que serviu de suporte à frase: “Hoje é o Dia do Soldado e, em homenagem às Forças Armadas, as seguintes escolas terão seus nomes mudados”, entre as escolas estava a de Araçatuba que passou de Escola SENAI de Araçatuba, para Escola SENAI “Duque de Caxias”, em homenagem ao Exército; assim constituindo o nome da Unidade.

Áreas de atuação

São 27 municípios atendidos na região Noroeste do estado de São Paulo, a constituindo o polígono: Araçatuba, Buritama (56km), Magda (95km), Auriflama (72km), Pereira Barreto (160km), Ilha Solteira (198km), Castilho (136km), Andradina (123km), Mirandópolis (88km), Santópolis do Aguapeí (54km), Braúna (45km).

Atividades desenvolvidas

 Os Cursos de Técnico em Eletroeletrônica - CT e de Aprendizagem Industrial - CAI, Formação Continuada – Qualificação Escola – FC e Formação Continuada sob medida para as Empresas – FE, correspondendo à cerca de 4.500 certificados expedidos anualmente.

Há ainda atendimentos em parceria com Prefeituras e Instituições, sob os formatos: Programa de Iniciação Profissional do Menor (PIPM) e Programa Comunitário de Formação Profissional (PCFP), e a divulgação do mais recente projeto do SENAI, nesse segmento, o Programa Escola de Vida e Trabalho (EVT).

A UFP disponibiliza para a região os recursos tecnológicos da rede SENAI, convocando as Escolas Móveis em diversas áreas, destacando Costura Industrial, Mecânica de Máquinas de Costura, Corte e Pesponto de Calçados e assessoria direta às empresas, ação na qual se destaca o trabalho do Agente de Treinamento.

Adequação ao perfil regional

O desenvolvimento do parque industrial, da cidade e região, veio e hoje a necessidade de trabalhadores formados pelo SENAI é uma realidade, notada principalmente pela alta procura das programações noturnas que, a cada semestre letivo ocupa a capacidade de atendimento da UFP. Um dos segmentos de grande destaque é o sucroalcooleiro.