Origem do nome

A unidade do SENAI-SP foi oficialmente inaugurada na manhã do dia 25 de agosto de 1972. Durante o discurso de inauguração, o presidente da FIESP/CIESP, Theobaldo de Nigris, surpreendeu a todos com uma declaração que serviu de suporte à frase: "Hoje é o Dia do Soldado e, em homenagem às Forças Armadas, as seguintes escolas terão seus nomes mudados", entre as escolas estava a de Araçatuba que passou de Escola SENAI de Araçatuba, para Escola SENAI "Duque de Caxias", em homenagem ao Exército; assim constituindo o nome da Unidade.


Áreas de atuação

Atualmente, a unidade oferece diversos cursos nas áreas: automotiva, eletroeletrônica, madeira e mobiliário, metalmecânica, gestão, tecnologia da informação, têxtil e vestuário.

 

Atividades desenvolvidas

 Os Cursos de Técnico em Eletroeletrônica - CT e de Aprendizagem Industrial - CAI, Formação Inicial e Continuada – Qualificação Escola – FIC e Formação Continuada sob medida para as Empresas – FE, correspondendo à milhares de  certificados expedidos anualmente.

 

Adequação ao perfil regional

Com desenvolvimento do parque industrial, da cidade e região, hoje, a necessidade de trabalhadores formados pelo SENAI é uma realidade, notada principalmente pela alta procura dos nossos cursos. A cada semestre letivo há uma grande ocupação da capacidade de atendimento da unidade de formação profissional.

Um dos segmentos de grande destaque dessa região é o sucroalcooleiro.