•       Educação Profissional Técnica de Nível Médio

 

O Curso Técnico em Eletroeletrônica, desenvolvido no período da manhã e à noite, tem como público alvo jovens e adultos que concluíram o ensino médio, bem como os jovens que estão cursando a segunda série do ensino Médio no SESI.

O curso oferece saídas intermediárias que possibilitam o imediato aproveitamento da formação adquirida, para melhoria da condição de vida do estudante.

 

  •     Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores

 

a)   Cursos de Aprendizagem Industrial: 

  • Eletricista de Manutenção
  • Marceneiro
  • Mecânico Automobilístico
  • Mecânico de Usinagem

 

Destina-se a jovens que na data do início do curso tenham: sidos aprovados no processo seletivo, concluído o ensino fundamental, idade mínima de 14 anos e, no máximo, idade que permita concluir o curso antes de completar 24 anos.

As vagas existentes, não sendo preenchidas por candidatos a serem contratados por empresas contribuintes do SENAI, são oferecidas aos demais jovens da comunidade não indicados por empresas contribuintes, sob as mesmas condições exceto da idade de conclusão, que passa a ser 18 anos.

 

b)  Formação Continuada (FC) 

A unidade escolar oferece programas de qualificação, aperfeiçoamento e especialização profissional, destinados a adultos e jovens com idade superior a 16 anos, nos períodos matinal e noturno. São programas desenvolvidos mediante ressarcimento de despesas, cujo escopo de desenvolvimento é objeto de contrato de prestação de serviços educacionais celebrado entre o aluno (contratante) e a Escola SENAI (contratada).

Sua organização é em módulos independentes e seqüenciais, de maneira a garantir o certificado de conclusão ao final de cada etapa e a permitir a continuidade da formação profissional, atendendo às necessidades do mercado por profissionais melhor qualificados e a requalificação, necessária para manter a laborabilidade.

As linhas de atendimento estão disponíveis na secretaria da UFP, que tem à disposição dos interessados: relação completa dos percursos, sua seqüência e pré-requisitos. Sempre que necessário, o cliente é orientado na sua escolha de forma a possibilitar o melhor e mais imediato aproveitamento para seu investimento.

 

c)   Formação continuada sob medida para as Empresas (FE)

 São os cursos ou treinamentos contratados e desenvolvidos ao longo do ano, com características determinadas pela necessidade das empresas. Abrangem todas as áreas de interesse das empresas, atendendo às necessidades específicas do trabalho dos participantes. Pode ser ministrado dentro das instalações da Unidade Escolar, por Escolas Móveis ou nas instalações da própria empresa. A mediação deste tipo de atendimento é feita pelo Agente de treinamento.