Sobre o Curso

ÁREA
Eletrônica

CARGA HORÁRIA
1500 horas

PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO CURSO
21 dias a partir da data de inscrição

UNIDADE
Escola Senai "Duque de Caxias"
Rua Bartolomeu de Gusmão, 150 - Aviacao | Araçatuba CEP: 16055-550

TELEFONE
18 3519-3200

E-MAIL
secretaria901@sp.senai.br

TURMA(S)
Já iniciadas - Acompanhe o processo seletivo: www.sp.senai.br/processoseletivo

VALOR
Gratuito

Resumo

O curso técnico em Eletroeletrônica tem por objetivo habilitar profissionais no desenvolvimento, instalação e manutenção de sistemas eletroeletrônicos, de acordo com procedimentos e normas técnicas, ambientais, de qualidade, de saúde e segurança no trabalho.

Requisito

turmas disponíveis

Programação do Curso


COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA
Comunicação; Técnica de Intelecção de Texto; Parágrafo; Descrição de e objeto, processo e ambiente; Estrutura de Dissertação; Relatório Técnico; Internet; Editor de Texto; Editor de apresentações gráficas.

ELETRICIDADE
Fundamentos de Eletricidade; Grandezas fundamentais do circuito elétrico; Algarismos Significativos; Circuitos elétricos; Leis: Ohm, Kirchhoff; Potência elétrica em corrente contínua; Magnetismo e Eletromagnetismo; Capacitância e indutância; Corrente alternada; Medidas elétricas; Características básicas dos instrumentos de medida; Instrumentos e grandezas.

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHO TÉCNICO
Leitura inicial de uma planta baixa; Leitura e interpretação das instalações elétricas; Desenho técnico.

QUALIDADE, SAÚDE, MEIO AMBIENTE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Qualidade; Planilhas e gráficos; Saúde e Segurança; Meio ambiente.

INSTALAÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS PREDIAIS
Normas e simbologia; Diagramas elétricos; Leitura e interpretação de projeto de instalação predial; Planejamento da instalação; Condutores elétricos e de sinais; Emendas e conexões de condutores elétricos; Montagem de eletrodutos e eletrocalhas; Interligação de dispositivos elétricos e de sinais; Instalação de componentes para automação predial; Instalação e montagem de quadros de distribuição; Aterramento; Validação da instalação.

INSTALAÇÃO DE SISTEMAS ELETROELETRÔNICOS INDUSTRIAIS:
Instalação da infraestrutura de painel de comando elétrico industrial; Instalação de dispositivos de proteção eletroeletrônico industrial; Instalação de dispositivos de comando eletroeletrônico industrial; Instalação de máquinas elétricas estáticas; Instalação de máquinas elétricas rotativas; Instalação de dispositivos eletropneumáticos e eletro-hidráulicos; Instalação de dispositivos de partida e controle de velocidade de motores elétricos; Instalação de dispositivos de controle industrial; Sensores industriais; Comissionamento e validação da instalação de sistemas eletroeletrônicos industriais.

INSTALAÇÃO DE SISTEMAS ELETRÔNICOS
Soldagem e pré-formatação de componentes; Manuseio de Componentes; Soldagem e dessoldagem de componentes PTH e SMD; Componentes SMD e PTH de sistemas eletrônicos; Instalação de sistemas eletrônicos; Equipamentos; Validação da instalação de sistemas eletrônicos.

GESTÃO DA INSTALAÇÃO DE SISTEMAS ELETROELETRÔNICOS
Visão sistêmica; Instalação de sistemas eletroeletrônicos; Processos de liderança das equipes de trabalho.

MANUTENÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS PREDIAIS
Instrumentos de medição; Causas de falhas e defeitos em sistemas elétricos prediais; Ferramentas de diagnóstico; Procedimentos de levantamento de dados: coleta de dados de padrões de funcionamento; Procedimentos de diagnósticos; Procedimentos para a análise dos defeitos comparados aos padrões de pleno funcionamento; Procedimentos técnicos de utilização de ferramentas e instrumentos de medição; Preenchimento de relatórios de diagnóstico; Execução da manutenção; Validação da manutenção em sistemas elétricos prediais; Relatórios.

MANUTENÇÃO DE SISTEMAS ELETROELETRÔNICOS INDUSTRIAIS
Sistemas de partida de motores convencionais; Soft Starter; Sistemas Eletropneumáticos; Controladores Programáveis; Diagnóstico de defeitos e falhas em sistemas eletroeletrônicos industriais; Aspectos relacionados ao meio ambiente, saúde e segurança do trabalho na execução dos serviços de manutenção industrial; Validação da manutenção em sistemas elétricos industriais.

MANUTENÇÃO DE SISTEMAS ELETRÔNICOS
Circuitos; Diagnóstico de falhas e defeitos em sistemas eletrônicos; Manutenção de sistemas eletrônicos; Validação da manutenção de sistemas eletrônicos; Aspectos relacionados ao meio ambiente, saúde e segurança do trabalho na execução dos serviços de manutenção eletrônica.

GESTÃO DA MANUTENÇÃO DE SISTEMAS ELETROELETRÔNICOS
Manutenção; Gestão da Manutenção; Recursos computacionais para gestão da manutenção.

UNIDADE CURRICULAR PROJETO DE SISTEMAS ELÉTRICOS PREDIAIS
Concepção do projeto elétrico predial; Previsão das cargas e divisão de circuitos segundo a NBR 5410; Fornecimento de energia elétrica; Condutores elétricos; Dimensionamentos de Dutos; Proteção de sistemas de baixa tensão; Aterramento; Proteção contra descargas elétricas atmosféricas; Luminotécnica; Domótica; Elaboração de planta elétrica baixa predial.

PROJETO DE SISTEMAS ELETROELETRÔNICOS INDUSTRIAIS
Transformadores; Motores elétricos; Dimensionamento do sistema de partida de motores elétricos de indução; Especificação dos dispositivos de painéis de comandos; Proteção de sistemas de baixa tensão; Eletropneumática; Eletro-hidráulica; Conversor CA/CC; Inversor de Frequência; Controlador Lógico Programável; Sistemas Supervisórios; Redes de Comunicação Industrial; Validação.

PROJETO DE SISTEMAS ELETRÔNICOS
Ferramentas de controle do desenvolvimento e execução do projeto; Dimensionamento de fonte linear; Dimensionamento do transistor como chave; Dimensionamento da interface de potência DC; Dimensionamento da interface de potência AC; Projeto de sistemas Microcontrolados; Programação para microcontroladores; Validação do projeto.

PROJETO DE MELHORIAS DE SISTEMAS ELETROELETRÔNICOS
Planejamento dos projetos de melhorias; Desenvolvimento dos projetos de melhorias.