Sobre o Curso

ÁREA
Reparação

CARGA HORÁRIA
1600 horas

PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO CURSO
21 dias a partir da data de inscrição

UNIDADE
Escola Senai "Duque de Caxias"
Rua Bartolomeu de Gusmão, 150 - Aviacao | Araçatuba CEP: 16055-550

TELEFONE
18 3519-3200

E-MAIL
secretaria901@sp.senai.br

TURMA(S)
Já iniciadas - Acompanhe o processo seletivo: www.sp.senai.br/processoseletivo

VALOR
Gratuito

Resumo

O Curso de Aprendizagem Industrial ? Mecânico de Automóveis Leves tem por objetivo proporcionar qualificação profissional na realização da manutenção dos sistemas mecânicos e eletroeletrônicos de automóveis leves, seguindo normas técnicas, de qualidade, meio ambiente e de saúde e segurança no trabalho.

Requisito

O aluno deverá, no início do curso, ter no mínimo 14 anos e no máximo idade que lhe permita concluir o curso antes de completar 24 anos.
O aluno deverá ter concluído o Nível Fundamental.

turmas disponíveis

Programação do Curso


Comunicação Oral e Escrita:
Comunicação; Técnicas de intelecção de textos; Parágrafo; Descrição técnica; Estrutura padrão de redação técnica; Relatório técnico; Pesquisa.

Matemática Aplicada:
Conjuntos numéricos; Equação do primeiro grau; Elementos de geometria; Regra de três simples.

Ciências Aplicadas:
Materiais metálicos; Materiais não metálicos; Materiais e meio ambiente; Velocidade; Forças; Pressão; Máquinas simples; Dilatação térmica; Tratamento térmico; Corrosão; Funções químicas.

Informática:
Terminologia básica; Sistema Operacional; Editor de textos; Planilha eletrônica; Endereço eletrônico.

Desenho Técnico Automotivo:
Desenhos técnico e artístico; Figuras e sólidos geométricos; Projeção ortogonal; Perspectiva isométrica; Cortes; Cotagem; Vista Explodida; Escalas; Desenho de conjunto; Leiaute de oficina automotiva.

Metalmecânica Aplicada:
Processos de Usinagem; Elementos de máquinas; Sistemas de medidas; Tolerâncias dimensionais; Instrumentos de medição e controle.

Eletroeletrônica Veicular:
Grandezas e unidades elétricas; Instrumentos, ferramentas e equipamentos; Circuitos elétricos e eletrônicos; Componentes elétricos; Componentes eletrônicos; Segurança relacionada a riscos elétricos.

Sistemas Mecânicos de Veículos Leves:
Normas técnicas e procedimentos da área automotiva; Veículos leves; Fluxo de oficina; Ferramentas e equipamentos de uso geral; Instrumentos; Sistema de suspensão mecânica; Sistema de direção; Sistema de freios hidráulicos; Sistema de transmissão; Sistema de gerenciamento de transmissão automatizada; Sistema de transmissão automática; Motor de combustão interna.

Sistemas Eletroeletrônicos de Veículos Leves:
Normas técnicas e procedimentos da área automotiva; Instrumentos, ferramentas e equipamentos; Sistema de painel; Sistema eletrônico de estabilidade e frenagem; Sistema de carga e partida; Sistema de iluminação e sinalização; Sistema imobilizador; Sistema de climatização; Sistemas de conforto e segurança; Sistema de gerenciamento eletrônico do motor.